0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Reforma de banheiro: 5 dicas essenciais!

Publicado em 09.09.2021 |
28 visualizações

Reforma de banheiro: 5 dicas essenciais!

Quando se fala em reforma de banheiro, muita gente acredita que esse é um projeto ultra complicado que nunca poderia ser feito sem um orçamento alto à disposição, afinal, muitas reformas de banheiro afetam a encanação e os tubos da casa.

É claro que, como toda obra, essa é uma reforma que demanda esforço, tempo e dinheiro – mas hoje, o blog Dunard vai te ajudar a construir um banheiro com a sua personalidade da maneira mais completa e fácil possível!

Este post vai cobrir de tudo: ideias de reforma que otimizam não só a decoração, mas também os acabamentos e equipamentos do banheiro, que são essenciais para tornar o cômodo agradável de ser usado. Ah, e ainda vamos abordar dicas de instalação que tornam processos como a montagem do chuveiro e da pia bem mais simples! Vem conferir:

1. Como escolher os revestimentos?

O revestimento é importantíssimo para o visual do banheiro, mas também é responsável por garantir a resistência à umidade e a facilidade de limpeza das paredes, e por isso deve ser escolhido com cautela. No caso de lavabos, os papéis de parede podem ser usados sem medo, mas, devido ao contato direto com a água, em banheiros essa não é uma opção viável.

Ao invés disso, as pastilhas representam uma das melhores e mais versáteis escolhas, pois existem infinitos modelos no mercado. O seu visual quadriculado dá um charme super moderno ao cômodo, e a sua instalação não necessariamente precisa ser feita por um profissional – o que já dá uma aliviada no bolso.

Há diversas maneiras de posicionar as pastilhas: você pode aplicá-las somente no espaço do box para criar um ponto de destaque ou até mesmo no banheiro todo, desde o chão às paredes.

Caso o seu estilo seja mais clássico, considere os revestimentos de cerâmica: além de ser uma opção acessível, eles também não requerem mão de obra especializada e podem ser trocados facilmente no futuro!

Existem modelos texturizados e coloridos que dão um toque de elegância a qualquer espaço, mas as cerâmicas são mais usadas em projetos de banheiros na tonalidade branca – se esse é o seu projeto dos sonhos, aposte nessa opção!

O último tipo de revestimento que vamos apresentar é o mármore, o material mais famoso e almejado para banheiros. Não é segredo que o preço costuma ser bem salgado, e ainda há os gastos com a instalação, que precisa ser especializada na pedra.

Outro ponto negativo é o manejo do mármore, que deve ser bem cuidadoso: devido à porosidade do material, alguns produtos podem manchá-lo! Fora isso, essa opção é, sem dúvidas, a melhor para quem procura inserir um caráter luxuoso e atemporal no espaço.

Para acertar na escolha do revestimento, você precisa colocar no papel as suas prioridades no projeto: se for o visual, sugerimos que invista num modelo de alta qualidade, mas se a sua prioridade for uma reforma de baixo custo, as pastilhas e a cerâmica darão conta do recado.

2. Cores para o seu banheiro

A definição de uma paleta de cores é essencial para que a reforma do seu banheiro siga uma linha decorativa coerente durante todo o projeto.

Sabemos que é difícil resistir a uma boa promoção na loja de materiais, mas comprar itens no impulso para inserir no espaço limitado do banheiro vai deixar o ambiente desorganizado, difícil de limpar e com uma área de circulação menor.

Por isso, escolha uma paleta de cores logo na fase do planejamento da reforma e siga-a até o final: assim, você reduz as chances de gastar dinheiro com artigos desnecessários. Para definir as cores em si, sugerimos optar por tons seguros e funcionais – ter um banheiro vermelho vivo ou inteiro preto pode parecer uma boa ideia, mas a maioria das pessoas tendem a enjoar rapidamente.

O banheiro deve ter visual estéril e limpo, e cores como branco, cinza, azul pastel, gelo, marrom acinzentado, menta e grafite são as que melhor traduzem essas características. Caso queira ousar mais nesse setor, uma boa rota é pintar os móveis como o gabinete da pia na cor destacada de sua preferência.

3. Como escolher os acabamentos?

Com as paredes planejadas, é a hora de escolher os itens menores que vão fazer toda a diferença no projeto e nos seus futuros usos do ambiente. Afinal, para cuidar da beleza e durabilidade do ambiente, os acabamentos finos são mais que necessários.

Atualmente, já existem modelos de válvula de descarga, por exemplo, feitos de materiais resistentes e de aparência cleanque conseguem trazer um nível de sofisticação imbatível ao banheiro.

Na Dunard, há diversos produtos à pronta entrega, como os acabamentos para registro e monocromado nos tons ouro, cromado e cobre – detalhes indispensáveis para complementar a base decorativa do espaço e tornar o banheiro elegante e luxuoso!

4. Organizadores que podem mudar tudo!

Assim como os acabamentos, os organizadores são itens que costumam ser subestimados, mas fazem toda a diferença no resultado final. Papeleiras, porta toalhas, saboneteiras, prateleiras e dispensadores não podem faltar no banheiro, pois são eles que guardam os seus produtos de higiene e beleza de maneira organizada e com o visual agradável.

Comprá-los em kits de acessórios costuma ser a melhor opção, já que eles fazem com que você economize um bom dinheiro e garantem que nenhum organizador foi esquecido.

Se quiser conferir com mais dicas infalíveis de como organizar o banheiro, confira o nosso post especial sobre o assunto!

5. Iluminação inteligente

A última dica de reforma que vamos dar é o toque final do banheiro: a iluminação! Os melhores cômodos têm uma combinação inteligente dos dois tipos principais de luz: a decorativa (indireta) e a funcional (direta). O primeiro tipo pode ser alcançado por meio das luzes amarelas de spots posicionados atrás do espelho, que iluminam de maneira suave e relaxante.

Mas, para fazer a maquiagem, se barbear ou qualquer outra atividade que requeira uma iluminação mais potente e direcionada, as luzes brancas de LED são indispensáveis. O mix desses dois tipos fará com que o seu banheiro seja adaptável a cada situação, proporcionando o máximo de conforto e funcionalidade possível!

E aí, gostou das nossas ideias de reforma de banheiro? O que acha de descobrir agora quais são os melhores chuveiros elétricos da temporada para finalizar o projeto com chave de ouro? Descubra no nosso post!