0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Varanda Gourmet: dicas infalíveis para decorar e equipar

Publicado em 02.09.2021 |
14 visualizações

A varanda, por si só, compõe uma parte confortável e aconchegante de muitas casas e apartamentos – nela você consegue encontrar um espaço refrescante para descanso e confraternizações de bons momentos.

Esse ambiente é muito procurado quando as pessoas buscam por um local calmo e aconchegante para descansar após um longo dia de trabalho ou para os almoços de domingo entre família e amigos. 

Se você possui uma varanda em sua residência e deseja acrescentar ainda mais personalidade a ela, uma ótima opção pode ser uma varanda gourmet.

Sabendo que a reforma exige muito preparo e organização, é essencial se preparar desde muito antes para que tudo saia conforme planejado. Se o seu próximo projeto para seu lar for uma repaginadade sua varanda gourmet, seja ela ampla ou pequena, acompanhe a leitura abaixo para saber como reformar o espaço de maneira correta e acertar na decoração!

O que é uma varanda gourmet?

Uma varanda gourmet é um espaço em casas ou apartamentos que são destinados para os momentos de descanso e lazer. 

O ambiente passa a ser mais informal do que uma sala de jantar, mesmo assim, as refeições se tornam ainda mais prazerosas e confortáveis. Assim, seu uso pode ser para as refeições cotidianas, mas também para reuniões sociais. 

Geralmente, o termo gourmet é associado a alimentos, sempre oferecendo a ideia de um alimento que oferece um sabor mais agradável e com ingredientes mais sofisticados e bem preparados – a união do termo ao nome do ambiente resulta em um espaço destinado a funções de se alimentar entre família, amigos e visitas.

Em apartamentos, essa área equivale ao quintal que existem em casas.

Como montar uma varanda gourmet?

Se a reforma de sua varanda está em seus planos, é importante seguir algumas dicas que farão com que você se sinta mais confortável com o ambiente. Listamos algumas dicas abaixo para que você não erre na decoração e faça com que o ambiente fique com os estilo dos residentes:

Cores para varanda gourmet

Um dos principais pontos a se considerar quando se faz uma reforma está na cor do ambiente. Isso porque a paleta de cores precisa ser definida de acordo com o espaço, mas também de acordo com o seu estilo de decoração.

Por se tratar de um ambiente em que, geralmente, se busca por paz e descanso, a recomendação principal é que você preze por cores que não sejam muito pesadas e que não forcem a visão dos presentes no ambiente.

Uma ótima opção para essa área são os tons pastéis. Os utensílios ou alguns detalhes, como do azulejo, pode conter cores mais alegres, como o amarelo. Afinal, esse local será de pura descontração. Além disso, outra ótima recomendação é que você busque por tonalidades amarronzadas que combinam com tonalidades esverdeadas. 

Isso porque é preciso casar as cores com as plantas que são comumente adicionadas a esse ambiente.

As cores específicas ficam por conta do cliente e do estilo que ele deseja adicionar para seu projeto, existem muitas opções que estão em tendência no momento e você pode adicionar os modelos que tiver preferência. Dentre os principais estilos que mais estão sendo procurados no momento está o estilo boho, o estilo minimalista e ainda o estilo industrial. 

Revestimentos para varanda gourmet

Outra importante parte de uma varanda gourmet são os revestimentos que serão usados na reforma. São muitas as opções a serem escolhidas e o material a ser utilizado vai depender muito do estilo final desejado.

Os materiais mais importantes para a composição de uma área gourmet são a madeira, o porcelanato, o mármore, cerâmica e até mesmo algumas pedras rústicas para um acabamento mais pensado em sua personalidade. A dica principal por aqui é que você escolha o material que mais se adeque em seu projeto e busque por fornecedores que ofereçam matéria prima de qualidade, garantia e resistência.

Existem materiais mais resistentes a calor, luminosidade, respingos de líquidos diversos, como gordura, álcool, produtos de limpeza, etc, e isso se torna um importante fator de decisão no momento da compra.

A escolha de um revestimento específico deve ser seguida de acordo com o seu estilo e também relacionado a quanto você pretende gastar com sua reforma. Existem alguns materiais mais caros que outros e que fazem com que o investimento a ser realizado na reforma seja muito variável.

Cubas para Varandas Gourmet

Em relação às cubas, a dica é que você busque por um modelo que comporte todos os produtos do qual você fará uso. No entanto, é muito importante não se esquecer de procurar adquirir um modelo adequado em relação ao espaço que você tem disponível na varanda.

Um modelo muito grande em varandas gourmet pequenas pode causar uma impressão de desproporcionalidade e desarmonia.

Além disso, para deixar o ambiente mais prático e funcional é importante que você procure por modelos de cubas embutidos, que sejam capazes de oferecer justamente mais espaço, como mencionamos acima. Ainda pensando em uma cozinha que facilite suas atividades, o modelo precisa contar com itens frequentemente usados nesses ambientes, como sabão, calha úmida e mais.

Acessórios de cozinha que não podem faltar

Existem diversas opções de acessórios essenciais que existem para sua varanda gourmet – como o ambiente será como uma cozinha auxiliar é muito importante que ele contenha todos os objetos que a cozinha comporta para que se torne mais prático e eficiente. São eles:

Facas

Um dos componentes essenciais para a sua varanda gourmet são as facas – e elas precisam estar sempre muito bem afiadas. Além disso, existem diferentes tipos de facas para os mais variados tipos de alimentos em que você irá precisar cortar. Por isso, é muito importante que você busque uma coleção de facas que atenda a todas as suas necessidades de uso.

Por ser um ambiente mais descontraído, opte por suportes divertidos ou personalizados. Assim, as facas podem ficar suspensas, agregando valor ao ambiente. 

Tábua de corte

Com o faqueiro ideal para o ambiente, também se faz necessário escolher uma superfície adequada para que os alimentos sejam cortados e preparados com precisão: as tábuas de corte. Assim como as facas, elas são ideais para qualquer área de corte.

Existem diversos modelos em diferentes materiais como modelos em bambu, madeira ou até mesmo plástico, bastando que você escolha o modelo que mais se adapta a decoração. 

Espátulas

Outro importante material são as espátulas de silicone, que conseguem fazer com que os alimentos sejam preparados e processados com toda a qualidade que você precisa para cozinhar.

Nossa recomendação é que você opte pelo modelo de silicone, que não prejudicam a superfícies das panelas e ainda conseguem fazer com que a limpeza seja realizada de maneira mais fácil evitando também a proliferação de bactérias.

Móveis

E, claro, não poderiam faltar também os móveis, que são essenciais para que você tenha uma sensação de bem-estar e conforto na sua área gourmet.

Para isso, existem diversos móveis que compõem essa área, como mesas, cadeiras e até mesmo sofás que conseguem fazer com que ambiente se torne mais receptivo aos usuários e ainda seja mais aconchegante.

Seguindo estas dicas esperamos que vocês tenham uma grande oportunidade para compor um ambiente confortável e aconchegante. Ah, e aposte na iluminação da decoração do ambiente e também em uma adega, para que o local fique ainda mais confortável sofisticado.

O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenhamos auxiliando o seu projeto e que o resultado seja o melhor possível. Neste espaço, você encontrará diversas dicas, curiosidades e informações sobre o lar. Agradecemos por você ter lido até aqui e nos vemos no próximo post. Até lá!