0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Como criar uma cozinha moderna e encantadora em sua reforma

Publicado em 06.07.2021 |
63 visualizações

Hoje em dia o estilo contemporâneo de decoração está ganhando o gosto de muita gente e, assim, se tornando cada vez mais comum nos diferentes espaços dentro de casa. Com a cozinha isso não poderia ser diferente e, por isso, o sonho da cozinha moderna vem se tornado cada vez mais comum durante as reformas. Afinal, esse estilo de decoração acaba sendo encantador e surpreendente, principalmente por conta de sua elegância e de seu charme. 

Entretanto, criar uma cozinha moderna do zero não é muito fácil – inspiração sempre é bem-vinda na hora de desenhar esses projetos, não é mesmo? Foi pensando nisso que o blog da Dunard resolveu criar este apanhado de inspirações que vão te ajudar a construir a cozinha perfeita para o espaço que você quer reinventar! Siga a leitura e confira todas as dicas.

Ao fim do post, você terá muito mais preparo para idealizar a cozinha dos seus sonhos! Olha só:

7 dicas para quem quer criar uma cozinha moderna

Os projetos de cozinhas modernas precisam considerar diferentes fatores que vão contribuir para a construção dessa atmosfera: das cores das paredes até o design dos móveis. Por isso, é essencial pensar em cada centímetro da cozinha e escolher as melhores formas para deixar esse espaço com o aspecto contemporâneo e charmoso que procuramos para o projeto. Para te ajudar com isso, confira nossas dicas: 

1. Escolha uma paleta de cores condizente

O primeiro passo para qualquer projeto de decoração é a definição de uma paleta de cores. Isso é decisivo para o sucesso do projeto! Afinal, vai ser a paleta de cores que irá ditar a sua escolha por móveis, decorações e itens para a cozinha. Também, vai ser a paleta de cores que te ajudará a criar a atmosfera contemporânea que você tem em vista.

Para defini-la, escolha de três a seis tons de cores diferentes, que combinem de forma harmoniosa. Depois, basta priorizar esses tons na sua decoração. Claro que um ou outro item pode fugir da paleta, mas os tons dela devem ser a maioria. Para isso, deverão estar em evidência nas paredes, no piso, no teto, no exterior dos móveis e nos itens de decoração, como vasos de plantas ou a toalha de mesa. 

Algumas cores que ajudam a criar um ambiente moderno são:

  • preto;
  • branco;
  • cinza;
  • azul petróleo;
  • menta;
  • amarelo imponente;
  • rosa pastel.

Quem preza por elegância e sofisticação, acaba priorizando sempre a cozinha moderna preta. Entretanto, é possível criar algo igualmente contemporâneo e criativo adicionando tons mais despreocupados no projeto, como o amarelo, o rosa e o verde. Depende de você escolher as suas combinações favoritas! 

2. Adeus fogão convencional, olá cooktop!

Um dos traços mais marcantes das cozinhas modernas é a escolha por eletrodomésticos e aparelhos da nova geração. O principal deles é o cooktop, que agrega mais simplicidade à decoração por ocupar bem menos espaço do que o fogão convencional. 

Posicionado em cima de um balcão ou até mesmo de uma ilha na cozinha, a peça pode deixar o ambiente mais prático, funcional, bonito e elegante. Para isso, você pode escolher entre as diferentes opções de cooktops encontradas no mercado: com quatro, cinco ou seis bocas, por exemplo e em cores como o preto, o branco ou o inox. Depois de inserir a peça na cozinha, você vai ver como o ambiente fica muito melhor com ela!

3. Priorize a iluminação natural para a cozinha

Procure dar mais atenção à luz natural que a cozinha recebe e aproveite essa incidência ao longo do dia para deixar o espaço agradável, bem iluminado e pronto para o uso. Para isso, o melhor é escolher janelas bem grandes e até mesmo as claraboias, que permitem que a iluminação que vem diretamente de cima da cozinha possa inundar o ambiente e deixá-lo perfeito para o uso da família. 

Em alguns casos, claro, a iluminação natural pode não ser uma opção. Se for o seu caso, você pode apostar em algumas iluminações artificiais que ajudem a deixar a atmosfera com ares mais modernos, como as sancas com LED, os spots e os trilhos de luz. Esse último é o queridinho de muita gente na hora de decorar a cozinha moderna com ares industrial – basta uma rápida pesquisa por inspirações no Pinterest e você verá que os trilhos se repetem em diferentes projetos!

4. Dê atenção especial à cuba e à torneira

 A cozinha, como muitos dizem, é o coração da casa. Isso se dá pelo fato de ali serem preparados os alimentos e, ao longo do dia, reunir a família para as refeições. Esse uso principal da cozinha – o do preparo dos alimentos – deve ser o foco do seu projeto de reforma. Por esse motivo, uma dica nossa para quem quer criar uma cozinha moderna é não se esquecer de duas peças usadas com muita frequência no preparo dos alimentos e na rotina da cozinha: a cuba e a torneira. 

Hoje em dia, é possível encontrar peças que são verdadeiras obras de design contemporâneo e que, se inseridas na cozinha moderna, poderão dar aquele up que falta para o projeto ficar com ares contemporâneos, charmosos e elegantes! As cubas, por exemplo, podem ser dos modelos mais amplos e espaçosos, feitos em inox para garantir a sofisticação da peça. 

Em relação às torneiras, você pode escolher os modelos articulados em cores como o preto e o inox, que impressionam por sua classe e modernidade. 

5. Garanta móveis de estilo moderno para a cozinha

Quando entramos em uma cozinha moderna, os primeiros elementos que atraem os nosso olhos são os móveis, visto que eles costumam ocupar a maior parte das paredes do espaço. Por esse motivo, eles também são peças importantes para criar a atmosfera moderna que você busca para seu projeto. 

As principais características dos móveis modernos da cozinha são suas linhas retas, acabamentos lisos e pequenos detalhes que contribuem para o visual contemporâneo, como a ausência dos puxadores de armários e gavetas, que são substituídos por vãos que cumprem o mesmo papel. 

 As cores dos móveis vão depender da sua paleta. Os mais comuns são o preto, o branco, o cinza e os tons amadeirados. Entretanto, é bastante comum ver toques de cores vivas em pequenos detalhes dos armários da cozinha, como o amarelo, o laranja, o vermelho e o azul, que trazem mais personalidade para o espaço. 

6. Móveis planejados para uma cozinha moderna pequena

Se o seu espaço é contido e limitado, isso não precisa ser um problema! É completamente possível criar o projeto de uma cozinha moderna pequena se abrirmos espaços para os móveis planejados tomarem conta das paredes. Dessa forma, você otimiza ao máximo o espaço disponível na planta da cozinha e deixa o espaço prático, funcional e pronto para receber uma família inteira. Você pode investir em:

  • armários suspensos;
  • bancadas;
  • balcões
  • e nichos.

Para garantir os ares modernos na cozinha, continua valendo a mesma dica do ponto anterior: priorize os móveis de linhas retas, designs limpos e cores contidas. No fim das contas, as cozinhas modernas pequenas acabam sendo um dos projetos mais encantadores, justamente por conta do capricho que é colocado em cada cantinho seu. Portanto, não deixe de tentar o estilo em seu projeto por falta de espaço!

7. Fogão a lenha: uma possibilidade para considerar!

Uma forma de deixar o projeto mais interessante é brincar com itens considerados não tão modernos assim e trazê-los para jogo também. A cozinha moderna com fogão a lenha é um ótimo exemplo disso. Nela, elementos do passado se misturam com o estilo contemporâneo e o resultado acaba sendo encantador!

Para garantir que essa combinação seja harmônica, dê atenção ao visual do fogão. Se necessário, você pode dar um novo acabamento para ele, como uma nova camada de tintura para deixá-lo combinando com sua paleta de cores. Além disso, é essencial fazer com que os móveis em volta do fogão se adequem à peça e não simplesmente a deixem como algo avulso da decoração.

O segredo é fazer com que tudo se converse!

Dica extra: encha os armários com itens modernos também

Chegamos ao fim das nossas dicas para te ajudar a criar uma cozinha moderna. Entretanto, temos um conselho extra para te dar: invista em acessórios para cozinha igualmente modernos para encher os armários e deixar o estilo de decoração completo!

Estamos falando de peças como escorredores de louça, suportes para guardanapo, garrafas de café, apoios de panelas e o próprio jogo de pratos e de talheres. Todos esses itens te ajudarão a construir uma cozinha moderna encantadora, por isso não se esqueça deles!

Lembre-se da dica da paleta de cores e faça suas escolhas guiadas por ela, além de priorizar linhas retas, designs limpos e cores contidas para deixar o ambiente perfeito! 

Com o fim do post, chegou a sua vez de tirar as ideias do papel! Escolha suas inspirações preferidas, arregace as mangas e mãos à obra! Se gostou desse conteúdo, lhe fazemos um convite: volte sempre para o nosso blog e também siga o Instagram da Dunard. Assim, você poderá receber novas inspirações todas as semanas!

Esperamos te ver aqui novamente em breve. Até lá!