0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Como trocar a Resistência do Chuveiro?

Publicado em 31.05.2022 |
25 visualizações

Se existe uma coisa que todo mundo deveria saber é como trocar a resistência de chuveiro elétrico. Isso porque a queima dessa peça é um dos principais motivos que fazem com que o chuveiro deixe de funcionar.

A resistência é uma peça de metal que serve para aquecer a água que passa pelo chuveiro instantaneamente. Mas ela tem uma vida útil e, por isso, pode acabar queimando depois de algum tempo de uso.

Trocar Resistência Chuveiro Elétrico

Acontece que a troca de uma resistência de um chuveiro elétrico é algo muito simples, que pode ser feito até mesmo por pessoas sem conhecimento em elétrica, já que a peça geralmente é apenas encaixada no chuveiro.

Por isso, se você deseja aprender como realizar esse serviço corretamente, sem riscos e sem ter que trocar o chuveiro por um novo, basta seguir com a leitura deste artigo até o final, pois traremos dicas e tudo o que você precisa saber para fazer a troca da resistência de uma maneira rápida e simples.

Como trocar a Resistência do Chuveiro Elétrico

Trocar a resistência de um chuveiro elétrico é um serviço rápido e considerado de baixa complexidade. A depender do modelo do seu chuveiro, ela pode ser feita em instantes, inclusive sem a necessidade de ferramentas.No entanto, independentemente do tipo e modelo de chuveiro, é necessário seguir algumas orientações para a segurança de quem irá realizar esse serviço, pois há o risco de choque elétrico e de acidentes, até mesmo fatais.

Como Trocar Resistência Chuveiro

Por isso, antes de se aventurar, é muito importante que você entenda todo o passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro elétrico, conforme explicaremos em detalhes a seguir.

Como saber se a resistência do chuveiro está queimada

Regra geral, o primeiro sinal de que a resistência do chuveiro está queimada é que ele não esquenta a água quando está ligado. Dessa forma, ao liberar o registro, quando o fluxo de água começa a sair e o chuveiro está em uma das temperaturas quentes, se a água não esquenta, muito provavelmente é a resistência que está queimada.

Resistência Queimada Chuveiro

No entanto, há outros motivos que podem causar o mal funcionamento de um chuveiro, como um cano entupido ou problemas na fiação elétrica. Nesses casos, se você libera o registro, mas não há fluxo de água, é importante verificar se o registro da água está ligado e se há água no sistema. Se tudo estiver certo, mas o chuveiro ainda assim não sai água, é a hora de contatar um encanador para verificar o problema.

E se o seu chuveiro costuma queimar com frequência, fica o alerta para verificar o disjuntor e a rede elétrica destinada a ele. A sobrecarga do circuito pode ocasionar queimas constantes, além de colocar a integridade física das pessoas em risco. Neste caso é necessário validar a instalação juntamente com um profissional capacitado. 

Passo a passo para trocar a resistência do chuveiro

Se o chuveiro elétrico parou de esquentar a água, o problema pode ser a resistência que queimou. Dessa forma, o primeiro passo para fazê-lo voltar a funcionar é realizar a troca da resistência, conforme explicaremos nos passos a seguir.

Trocando Resistência Chuveiro

Materiais necessários

Para fazer a troca da resistência de um chuveiro, você precisará do seguinte:

  • Uma resistência nova, feita para a marca e modelo do seu chuveiro;
  • Uma escova e bucha para limpar;
  • Chave de fenda;
  • Alicate.

Desligar o disjuntor do chuveiro

Desligar Disjuntor Trocar Resistência Elétrica

O primeiro passo antes de iniciar qualquer serviço que envolva equipamentos elétricos em uma casa é desligar o disjuntor. Isso porque tocar em fios energizados pode resultar em choques gravíssimos e até mesmo fatais.

Por isso, antes de trocar a resistência do chuveiro, é importante que você desligue o disjuntor do circuito em que ele está ligado. Já se não é possível saber qual é o disjuntor do chuveiro, o melhor a se fazer é desligar a chave-geral para não ter riscos de choques.

Desconectar a parte elétrica

Instalação Elétrica Chuveiro Elétrico

Se você quer ter ainda mais segurança na hora de trocar a resistência do chuveiro, também pode desconectar a parte elétrica do chuveiro, desligando os cabos do aparelho dos de sua casa. No entanto, recomenda-se fazer isso após ter desligado o disjuntor e, se possível, usar uma chave-teste para evitar qualquer possibilidade de choque.

Abrir o chuveiro

Resistência Chuveiro Elétrico

O próximo passo de como trocar a resistência do chuveiro elétrico consiste em abrir o equipamento. Para isso, você pode usar a chave de fenda ou, caso o seu chuveiro seja mais simples, pode simplesmente desenroscar o espalhador para ter acesso ao interior do aparelho.

Existem alguns modelos de chuveiros com fácil acesso à resistência, como é o caso do Acqua Duo, da Lorenzetti. Nesse caso, basta soltar a tampa do compartimento em que fica a resistência para ter acesso a ela, não sendo necessário usar nenhum tipo de ferramenta.

Uma outra dica aqui é, se preciso, pesquisar no Google por: Manual Chuveiro Acqua Duo Lorenzetti (basta substituir o modelo e a marca), que a maioria dos sites - para não dizer todos - oferecem consulta ao manual do produto diretamente pela internet, o que pode facilitar em muito o processo de desmontagem e substituição da resistência. 

Limpe-o (se necessário)

Limpar Chuveiro

Uma vez que o chuveiro está aberto, uma boa dica é aproveitar para limpá-lo, se for necessário. Isso porque, muitas vezes, o chuveiro acaba acumulando alguma sujeira em seu interior, como pedaços de cola ou mesmo resquícios de terra que vem junto com a água.

Para fazer essa limpeza, utilize uma escova macia e uma bucha, dessas que usamos para lavar louça. Finalize retirando toda sujeira com um pano úmido. Você também pode remover o chuveiro e colocá-lo sobre uma mesa para facilitar a limpeza.

Outra dica é verificar se algum dos buraquinhos do espalhador estão entupidos. Caso estejam, utilize uma agulha ou alfinete para desobstruí-los.

Tire uma foto da resistência

Trocando a Resistência do Chuveiro

Uma boa dica antes de trocar a resistência do chuveiro é tirar uma foto de como ela estava logo que você abrir o equipamento. Dessa forma, após retirá-la, você saberá exatamente como e onde encaixar a nova.

Instale a resistência nova 

Instalando Resistência Chuveiro Elétrico

Logo após remover a resistência queimada, chega a hora de instalar a nova. Para isso, você pode contar com o auxílio de um alicate, pois, muitas vezes, os contatos da resistência ficam emperrados em razão do contato constante com a água e a oxidação.

Se necessário, após remover a resistência antiga, utilize uma lixa para limpar os contatos do chuveiro e, assim, facilitar a colocação da nova.

Fechar o chuveiro

Montar o Chuveiro

Assim que a nova resistência estiver em seu lugar, chega a hora de fechar o chuveiro. Nesse momento, tenha todo o cuidado para garantir que as borrachas de vedação e os encaixes do aparelho fiquem no lugar certo. Caso contrário, poderão ocorrer vazamentos.

Reinstale o equipamento

Instalar Chuveiro Elétrico

O próximo passo consiste em reinstalar o chuveiro do jeito que estava antes que você começasse a mexer nele. Dessa forma, lembre-se de reconectar os fios da mesma forma que estavam.

Uma boa dica é tirar uma foto da posição dos fios antes de desligar o chuveiro, pois isso facilita bastante na hora da reinstalação.

Você também pode usar uma chave-teste para identificar quais são os polos positivo e negativo do chuveiro para evitar problemas na instalação.

Faça o teste

Teste Troca Resistência Chuveiro Elétrico

Com o chuveiro no lugar e o disjuntor ainda desligado, abra o registro para que a água encha o chuveiro. Isso é necessário, pois ligar o chuveiro sem água dentro pode resultar na queima imediata da resistência.

Logo após, ligue o disjuntor e abra novamente o registro para ligar o chuveiro. Se a água começar a esquentar, significa que deu tudo certo com a troca da resistência e você já pode voltar a aproveitar seus banhos quentes e relaxantes, agora com um chuveiro renovado.

Onde comprar resistência para chuveiro elétrico

Agora que você já sabe como trocar a resistência de chuveiro elétrico, precisa descobrir onde comprar essa peça com os melhores preços e condições do mercado. Por isso, te convidamos a conhecer a Dunard, uma loja virtual especializada em casa e construção com mais de 35 anos de experiência.

Na Dunard, além de encontrar resistências para chuveiro elétrico de diversas marcas e modelos, você ainda conta com o atendimento de uma equipe especializada, pronta para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher o modelo certo para o seu chuveiro.

Por isso, aproveite para navegar pela loja virtual Dunard e conhecer todos os produtos disponíveis.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.