Dicas

Torneira ou Misturador: Quais as diferenças?

Publicado em 18.09.2024 |
Visualizações
310 visualizações
Imagem do autor Felipe
Felipe
Redator da Dunard

Vamos direto ao assunto: qual a diferença entre torneira e misturador? E o que é monocomando e duplo comando? Quando falamos de acessórios para banheiro ou cozinha, a escolha entre torneira e misturador pode gerar algumas dúvidas, especialmente para quem não está familiarizado com a diferença de cada produto.

Embora esses itens pareçam semelhantes à primeira vista, suas funcionalidades são distintas e podem impactar diretamente no conforto e na praticidade do dia a dia.

Saber qual a diferença entre torneira e misturador é essencial para garantir uma escolha mais assertiva e adequada às suas necessidades. Vamos explorar as principais características de cada um e entender qual deles melhor se adapta ao seu projeto.

Torneira ou Misturador: Qual a diferença?

Sim, existe uma grande diferença na atuação entre uma torneira e um misturador. Não se trata de mera semântica.

Torneira

Torneira e Misturador: Qual a diferença

Sempre que referimos a um produto como torneira, significa que este possui apenas uma entrada de água, sendo utilizada para liberar água fria ou quente, dependendo do sistema de aquecimento do local.

Misturador

Já o misturador conta com duas entradas de água, uma para água quente e outra para fria, permitindo que o usuário regule a temperatura ao misturar os dois fluxos.

Misturador Qual a Diferença Torneira?

Qual escolher: Torneira ou Misturador?

Na verdade a escolha vai depender do seu sistema hidráurico disponível.

Diferença Torneira e Misturador Exemplo

Se houver aquecimento de água dedicado: Misturador

Quando se possui um sistema dedicado para o aquecimento de água é porque existe também uma tubulação dedicada ao seu fornecimento. Nestes casos a opção é o misturador.

Ele vai fornecer conexão para duas entradas de água, sendo uma a quente e outra a fria. A regulagem da temperatura da água é feita 'misturando' as duas até que chegue no ponto ideal.

Se não houver aquecimento de água dedicado: Torneira

Não houver o aquecimento de água e nem uma tubulação dedicada a isso, a melhor escolha vai ser a torneira

Se desejar ter água quente na sua torneira uma opção bem acessível é o aquecedor de água elétrico que se instala próximo à saída de água. Ele aquecerá e permitirá ter algo bem próximo à uma torneira elétrica, porém com o design das torneiras mais modernas do mercado.

E monocomando e duplo comando, qual a diferença?

Neste caso estamos falando especificamente dos misturadores. Apenas eles podem ser monocomando ou duplo comando. 

Isso se refere a quantidade de registros que o misturador possui:

Monocomando

Misturador Monocomando Diferença

O monocomando tem apenas um registro de acionamento. Através dele você controla tanto o fluxo de água como a temperatura. São aqueles registros que giram 360º para todas as direções. 

Duplo Comando

Misturador Duplo Comando

Já o duplo comando, como o próprio nome sugere, conta com dois registros: um para água fria e outro para água quente. A dosagem é feita regulando cada um deles até chegar no ponto ideal.

Veja também: Misturador Duplo Comando Barato

O que é melhor? Torneira ou Misturador?

Na verdade são produtos que atendem a diferentes propostas. A torneira é mais simples e não conta com recursos para água quente, enquanto que o misturador é feito para instalações onde há um sistema de aquecimento e oferece recursos para dosar a temperatura. 

Onde comprar torneiras e misturadores?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre uma torneira e um misturador, chegou a hora de conferir as opções disponíveis para você comprar.

Acesse agora mesmo o site da Dunard através do www.dunard.com.br e confira nosso catálogo de opções. São vários produtos para construir ou reformar!

Ofertas Especiais

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.