0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Cozinha Decorada: Inspirações para uma bela decoração

Publicado em 01.06.2022 |
38 visualizações

Uma cozinha decorada com bom gosto e estilo faz toda a diferença no projeto de uma casa, não é mesmo? No entanto, por se tratar de um lugar em que preparamos os nossos alimentos e, muitas vezes, recebemos nossos amigos e familiares para encontros e reuniões, ela também deve ser prática e aconchegante.

Cozinha Decorada

Acontece que combinar praticidade e beleza em um projeto de decoração nem sempre é simples, principalmente em cômodos que precisam de uma grande quantidade de itens, como é o caso da cozinha. Mas é justamente pensando nisso que hoje vamos falar da decoração de cozinha e o que você deve fazer para deixar a sua cada vez mais bonita.

Por isso, não se esqueça de conferir este conteúdo até o final, pois traremos muitas dicas de coisas que você pode fazer para tornar a sua cozinha, além de bonita, um ambiente prático, funcional e para lá de charmoso.

O que é uma Cozinha Decorada

Diferentemente do que muitos pensam, uma cozinha decorada não precisa ser como aquelas que vemos em filmes e novelas, toda cheia de apetrechos e de elementos que as fazem parecer cheias demais. No dia a dia, uma cozinha deve ser, antes de tudo, prática e funcional.

Cozinha Decorada com Plantas

Mas nada impede de acrescentarmos alguns elementos de acordo com o gosto pessoal para deixar essa cozinha com a nossa cara ou mais aconchegante, principalmente se você tem o costume de receber suas visitas com belos pratos preparados com aquele toque caseiro e feitos por você.

Assim, é importante deixar de lado aquela ideia que existe de que a cozinha deve ser um lugar meio que padronizado dentro de nossas casas, com pouco ou quase nenhum espaço para a inovação. Hoje, na verdade, a cozinha tem sido cada vez mais utilizada pelos arquitetos e designers de interiores como um espaço onde se pode ousar na decoração.

Como decorar a cozinha

Existem várias formas de se decorar uma cozinha com bom gosto, estilo e funcionalidade. Nesse sentido, praticamente tudo pode ser aproveitado para deixar o ambiente com a sua cara, mas sem deixar de lado a praticidade, tão necessária na hora que estamos preparando as refeições nesse ambiente.

Pensando nisso, a partir de agora vamos trazer algumas dicas de como montar uma cozinha decorada de uma maneira simples, com produtos que você pode encontrar facilmente no mercado ou mesmo fazer em sua própria casa. Confira!

Aproveite as paredes

Cozinha Decorada Parede

As paredes podem ser muito úteis quando se pretende decorar uma cozinha. Por isso, confira algumas dicas de produtos que você pode usar nelas.

Ímãs para pendurar facas

Barra Magnética Faca Cozinha

As barras magnéticas ou imãs para pendurar facas são uma excelente alternativa para organizar as suas facas e tê-las sempre à mão quando for preciso usá-las. Esse tipo de acessório pode ser fixado na parede por meio de parafusos ou por fita dupla face de alta aderência. Com isso, você terá um lugar para deixar suas facas guardadas quando não estiverem em uso, além de dar um charme especial à sua cozinha.

Nichos

Nichos Cozinha Decorada

Os nichos são ótimas opções de produto para organização de ambientes e, no caso da cozinha, isso não é diferente. Dessa forma, você pode usar nichos para guardar eletroportáteis, utensílios, copos, pratos e diversos outros elementos que você usa na cozinha.

Prateleiras

Prateleira Cozinha Decorada

Da mesma forma que os nichos, as prateleiras são ótimas para a organização da cozinha, pois trazem praticidade na hora de guardar qualquer coisa que você deseja colocar sobre elas. A dica aqui é ter mais de uma prateleira, pois não é interessante concentrar muito peso em cima de uma apenas.

Suportes

Suportes Cozinha Decorada

Os suportes são elementos que, além de ajudar a manter a cozinha organizada, ainda podem ser peças-chave na decoração. Isso porque eles permitem deixar seus utensílios sempre à mão e, com isso, eles passam a fazer parte da decoração do ambiente.

Ventosas

Acessórios Ventosa Cozinha

Os suportes com fixação por ventosas são ótimos para lares em que furar a parede não é uma opção. Além disso, eles contam com a vantagem de que podem ser mudados de lugar com facilidade se surgir a necessidade de fazer alguma mudança no ambiente.

Pratos decorativos

Pratos Decorativos Cozinha

Os pratos decorativos são ótimos objetos de decoração, especialmente na cozinha. Existem vários modelos e estampas para você escolher a que mais combina com o seu espaço, além de diferentes maneiras de usá-los, seja fixando nas paredes ou deixando sobre bancadas, em suportes específicos para pratos.

Invista em iluminação

Iluminação Cozinha Decorada

A iluminação é outro elemento-chave quando se fala em uma cozinha decorada. Nesse sentido, no lugar de ter somente uma luz central, como tradicionalmente é feito, a ideia é investir em outras formas de iluminação, que ajudam a valorizar ainda mais alguns elementos e a tornar o espaço ainda mais aconchegante e funcional.

Por isso, confira a seguir algumas dicas de como acertar no projeto de iluminação de uma cozinha.

Defina a temperatura do ambiente

Luz Quente ou Fria na Decoração da Cozinha

A temperatura da cor é um fator fundamental quando se deseja tornar um ambiente mais sério ou mais aconchegante. Nesse sentido, temos a luz fria (branca puxada para o azulado) e a luz quente (mais puxada para o amarelo).

A luz fria é ótima para ser a iluminação principal de uma cozinha, pois permite dar uma claridade geral ao ambiente, permitindo que você tenha mais visibilidade na hora de preparar os alimentos.

Já a luz quente fica ótima para dar destaque a alguns pontos da decoração e, por isso, pode ser usada em luminárias, na área do fogão, sobre a pia, nas prateleiras e, até mesmo, dentro dos mobiliários, graças às fitas de LED.

Iluminar por baixo das prateleiras (fitas LED)

Fita LED Cozinha Decorada

As fitas de LED são dispositivos muito práticos e simples de instalar e que servem para dar um toque ainda mais especial na decoração. Como possuem uma fita adesiva, podem ser fixadas em qualquer lugar, como é o caso da parte inferior das prateleiras, criando um efeito visual muito bonito e moderno.

Luz pendente sobre mesas ou bancadas

Luz Pendente Cozinha Decorada

Os pendentes são ótimos para se instalar sobre mesas ou bancadas. Aqui vale a dica de usar uma luz quente para dar um toque ainda mais especial na decoração. Além disso, você pode instalar essa iluminação em um circuito separado, permitindo que somente o pendente fique aceso e o restante da cozinha apagada, criando um clima aconchegante.

Trilhos de luz

Trilho de Luz Decoração Cozinha

Os trilhos de luz são ótimos para criar efeitos mais direcionados. Com eles, você pode dar destaque a um ponto específico da decoração ou mesmo tornar algum cantinho mais iluminado.

Plafon

Plafon Cozinha Decorada

Uma maneira simples e prática de garantir uma ótima iluminação para qualquer ambiente é usando um plafon. Eles estão disponíveis nos modelos de embutir e de sobrepor e ficam ótimos nas cozinhas. Isso porque garantem uma ótima iluminação e ajudam a economizar energia, pois utilizam a tecnologia do LED.

Aposte nos Equipamentos certos

Na hora de decorar uma cozinha, investir nos equipamentos certos pode fazer toda a diferença. Para isso, é importante que você tome algumas decisões antes de começar a investir nos equipamentos que farão parte de sua cozinha.

Eletrodomésticos Decoração Cozinha

Nesse sentido, é preciso pensar se vale a pena optar por uma geladeira com acabamento inox ou branco. Ou mesmo decidir se você utilizará um sistema de aquecimento a gás, pois, nesse caso, precisará de um misturador de metal cromado. Já se não houver sistema de aquecimento, uma torneira elétrica pode ajudar a ter mais conforto ao lavar a louça nos dias frios.

Além do efeito visual, esses equipamentos ajudam a tornar a cozinha mais prática e funcional. Sendo assim, se você já possui algum equipamento, mas está em busca dos demais, lembre-se de usar o que você já possui como filtro na hora de comprar os próximos objetos.

A seguir, te daremos algumas dicas sobre como escolher os melhores equipamentos para a sua cozinha decorada.

Torneiras e Misturadores

torneiras e misturadores em inox

As torneiras e misturadores podem ter diferentes designs e ser feitos de materiais distintos, como o metal cromado e o plástico. Na hora de escolher uma delas, é importante que você veja se a peça é de uma marca confiável e se ela se adequa ao seu ambiente. Além disso, tenha cuidado com as cores e o acabamento da peça, que devem harmonizar com o restante da cozinha.

torneiras e misturadores

Pia de cozinha

pia de cozinha inox

As pias ou cubas de cozinha são peças essenciais nesse cômodo. Regra geral, elas são feitas em inox, um material que dura bastante e não enferruja. Já o design dessa peça pode ser diferente, pois existem as cubas simples, as duplas, as de embutir, as de sobrepor, além de muitas outras. Por isso, na hora de escolher essa peça tão importante, lembre-se de fazer isso pensando em praticidade, pois é algo que será utilizado todos os dias.

pia de cozinha

Geladeira

A geladeira é um dos principais eletrodomésticos da cozinha e deve ser muito bem escolhida, pois é a responsável por guardar e conservar alimentos que dependem de refrigeração, como carnes, iogurtes, verduras etc. Nesse sentido, o principal detalhe que você deve levar em consideração é o seu tamanho, que é medido em litros.

geladeira cozinha uma porta

Famílias muito grandes normalmente demandam uma geladeira com mais de 400 litros de capacidade. Já quem mora sozinho ou casais sem filhos podem apostar em geladeiras menores.

geladeira side by side

Seu acabamento é responsável pelo toque decorativo. Atualmente existem refrigeradores em diversos materiais e acabamentos, como o tradicional branco ou o inox. Outras possuem aparência de metal escovado, total black, entre outros, que dão um toque a mais para quem quer criar uma composição elegante e sofisticada. Hoje em dia é possível personalizar seu equipamento utilizando o envelopamento. Existem muitas cozinhas atuais que fazem aplicação desse material para criar harmonia.

As geladeiras oferecem muitas possibilidades de decoração, seja ela com fotos ou ímãs decorativos. Aliás, geladeiras decoradas poderá ser um tema futuro aqui no blog. 

Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos, no geral, além de trazerem mais praticidade para a cozinha, acabam por fazer parte da decoração do ambiente. Por isso, eles não só podem, como devem, ser utilizados para harmonizar a cozinha. Assim, a dica é apostar em produtos que tenham cores e um design que combine com o seu projeto.

decoracao com eletrodomesticos

A gente já comentou um pouquinho sobre a geladeira, mas existem muitos outros produtos que podem compor e refinar seu ambiente, como as coifas, fornos embutidos, cooktop, entre outros produtos que contam com design requintado. 

Eletroportáteis

Muita gente opta por guardar em armários ou na despensa, mas a verdade é que eles podem e devem ser utilizados de modo permanente sobre as bancadas. Bons exemplos práticos são: cafeteira, liquidificador, torradeira, chaleira elétrica, sanduicheira, entre outros itens que possam ser úteis no dia a dia e também agreguem esse "a mais" na decoração. Essa dica só não funciona muito bem para cozinhas pequenas e com pouca superfície útil.

decoracao com eletroportateis

Nada melhor que utilizar os próprios utensilios e eletroportáteis para criar o arranjo da sua decoração de cozinha. 

Plantas na decoração da cozinha

Sim, plantas são excelentes aliadas da decoração e é possível utilizá-las de diversas formas para ajudar a criar uma cozinha mais receptiva e charmosa. 

decoracao com plantas

O verde é uma cor linda que remete a sensação de tranquilidade e paz. Então, acrescentar plantas ao decór acaba contribuindo para deixar sua atmosfera mais leve e aconchegante. 

Crie sua própria horta

Temperos, como alecrim, salsinha, cebolinha, orégano, podem ser utilizados em vasos dentro da cozinha, na janela ou próximo dela não somente como item decorativo, mas com a finalidade de disponibilizar temperos frescos sempre que preciso.

horta na cozinha

Existem muitas espécies de plantas para se trabalhar na decoração e isso vai depender muito das condições climáticas que o espaço dispõe. Então, a primeira coisa a ser feita é analisar a quantidade e qualidade de luz que entra pelas portas e janelas para saber se conseguimos ou não trabalhar com plantas na decoração da cozinha.

Se não houver muita luz você pode apostar nas plantas que não exigem muita claridade e introduzir aquelas que melhor se adaptem à sombra.

Onde comprar Decoração para Cozinha?

Agora que você já sabe tudo sobre como ter uma linda cozinha decorada, chegou a hora de saber onde comprar equipamentos para decorar, construir ou mesmo reformar esse cômodo tão importante.

Nesse sentido, te convidamos a conhecer a Dunard.com.br, que é uma loja virtual especializada em casa e construção com mais de 35 anos de tradição e uma grande variedade de produtos para você equipar a sua casa, deixando-a com a sua cara.

Por isso, aproveite para navegar pelo catálogo de cozinha da Dunard e conheça diversas opções de torneiras, coifas, cooktops, cubas e acessórios para cozinha em geral. Tudo com os melhores preços e entrega em todo o Brasil.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.