0
Seu carrinho está vazio :(

Dicas

Deixe sua cozinha organizada de uma vez por todas

Publicado em 05.08.2021 |
12 visualizações
Hoje vamos falar sobre: Como organizar a cozinha! Não é segredo para ninguém que passamos grande parte do tempo que estamos em casa na cozinha, por isso, para garantir boas memórias e otimizar o tempo, precisamos de uma organização funcional dos itens. 

A organização da cozinha é essencial para garantir uma rotina mais prática, não só para as pessoas que têm o hábito ou gostam de cozinhar, mas também para todos os integrantes de uma família que compartilham da mesma cozinha.

Pensando nisso, nós da Dunard, preparamos algumas dicas que vão ser muito úteis para você que quer melhorar a usabilidade ou decorar com mais praticidade a sua cozinha, Vem com a gente!

Primeiro de tudo: planejamento é essencial

Não dá para negar que planejar a nossa vida deixa tudo mais fácil, não é? Por isso é tão importante colocarmos no papel as tarefas que precisam ser feitas na cozinha. Faça um cronograma da organização, seja ele semanal ou mensal, desde que contenha os afazeres para a organização.

Liste todos os pontos que precisam ser observados com mais calma e também aqueles que têm mais urgência, assim você vai conseguir visualizar por onde irá começar seguindo uma ordem de prioridade. 

Faça aquela velha e boa limpeza na cozinha

É impossível se sentir bem em um ambiente sujo, certo? Por isso, um dos pontos mais importantes dentro de uma cozinha é a limpeza. Separe um dia da semana para fazer uma limpeza mais profunda em cada cantinho da cozinha, a famosa "faxina". Assim, você pode aproveitar para desapegar das panelas e utensílios que você usa pouco ou até mesmo não usa mais.

Separe os itens que são essenciais e aqueles que você usa com menos frequência. Isso irá te ajudar na hora a fazer uma organização estratégica. Dê preferência para limpar rotineiramente os itens visíveis, assim, passa a impressão de que está tudo organizado no dia a dia. 

Hora de organizar: use a estratégia da acessibilidade

A acessibilidade é essencial dentro de uma cozinha, tanto para quem cozinha quanto para as outras pessoas que a utilizam. Tudo na cozinha tem que ser prático, os utensílios, objetos e panelas devem ficar acessíveis. 

Experimente colocar os itens mais usados em lugares mais baixos, os que são utilizados com menos frequência insira em lugares mais altos e aqueles que são usados raramente podem ficar no fundo das prateleiras. Acredite, isso faz toda a diferença na vida das pessoas, porque além de ser mais fácil, otimiza o tempo.

Já quando se trata dos objetos nas bancadas, como garrafas, eletrodomésticos e fruteiras, o ideal é que fique o mínimo de coisas possíveis, opte por deixar somente o que é utilizado. Se a sua bancada tem muitas coisas desnecessárias, você pode desocupá-la, tirar todos os itens e depois de fazer isso, começar a designar outros lugares para cada um dos objetos, por exemplo, armários e prateleiras.

Aposte nos itens com fixação por ventosa

O suporte com fixação por ventosa é um excelente ajudante. Eles podem ser pregados nas paredes e bancadas e são super úteis para guardarmos os nossos utensílios.

Existem vários tipos e modelos, cada um deles pode ser usado para determinados tipos de utensílios. Os suportes para talheres maiores são muito usados, assim como os suportes para saleiro, papel toalha, talheres menores e até mesmo lixeira. A utilidade desses suportes é incrível, pois trazem praticidade dentro da cozinha, além de serem peças decorativas.

Invista sem medo em acessórios para a cozinha

Os acessórios são fundamentais, sem eles não conseguimos fazer quase nada em uma cozinha. De escorregadores até lixeiras, todos desempenham um papel importante nesse cômodo. 

Os organizadores também são importantes, pois assim, utensílios ficam em seus devidos lugares, sem ocupar muito espaço. Eles podem ser encontrados de vários modelos, desde modelos suspensos até os que são para simplesmente colocar em cima da pia ou da bancada.

Separe os utensílios em prateleiras e gavetas, de modo que se adeque à sua rotina e seja acessível para você e sua família, por exemplo: talheres maiores e mais usados podem ficar dentro de divisórias ou organizador separado dos outros, e os talheres mais bonitos podem ser pendurados em barras de metal com ímã em cima da pia. Já as panelas e utensílios que são resistentes à umidade podem ficar debaixo da pia.

Viu como é fácil? Para ter uma cozinha organizada só é preciso criatividade e disciplina! 

Esperamos que tenha gostado do nosso post, continue navegando pelo nosso Blog, que está cheio de outros conteúdos e dicas como essas que vão te ajudar a viver uma vida mais prática em casa! Que tal conferir agora o nosso post sobre cozinhas modernas e como criar uma? Te esperamos lá!